1º Passo
Assim que a batida ocorrer, é necessário comunicar a seguradora imediatamente. Também é preciso levar o veículo para a oficina indicada pela seguradora através do guincho*, caso ele não possa trafegar. Em acidentes que envolvam terceiros, é necessário que seja feito um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
2º Passo
A seguradora analisa o caso, as coberturas e os dados do segurado. Possíveis terceiros envolvidos também serão convocados pela seguradora e terão que apresentar veículo, documento de identificação do condutor e do carro.
3º Passo
O veículo é vistoriado na oficina indicada pelo cliente. Caso haja terceiros, os demais veículos também terão que ser analisados e fotografados. Já para casos de perda total, o segurado terá que enviar uma relação de documentos.
4º Passo
A seguradora autoriza o reparo do veículo segurado e dos terceiros envolvidos, se houver. O prazo de conclusão do serviço é fornecido pela oficina.
*Geralmente, os veículos segurados têm direito à assistência 24 horas, que inclui guincho e reparos rápidos. O serviço pode ser estendido a possíveis veículos terceiros envolvidos em acidentes com o segurado, mas, na maioria dos casos, há limite de quilometragem. Verifique o limite do guincho em sua apólice.